30 Seconds to Mars
Informação geral | |
---|---|
Origem | Los Angeles, Califórnia |
País | Estados Unidos |
Gêneros | Rock alternativo[1] Post-grunge[2] Emo[3][4][5][6] Metal alternativo[7] Rock neoprogressivo[2] |
Período em atividade | 1998 - atualmente |
Gravadora(s) | Virgin Records |
Página oficial | www.30SecondsToMars.com |
Integrantes | |
Jared Leto Tomo Miličević Shannon Leto | |
Ex-integrantes | |
Matt Wachter Solon Bixler Kevin Drake |
História
Formada em 1998 pelos irmãos Jared e Shannon Leto, a banda 30 Seconds to Mars, com influências de bandas como Pink Floyd, Kiss e Alice Cooper, lançou seu primeiro disco em 2002, intitulado 30 Seconds to Mars. O álbum, produzido apenas pelos dois irmãos, vendeu mais de 750 mil cópias em todo o mundo, apesar de seus dois singles, "Capricorn" e "Edge Of The Earth" terem conseguido apenas desempenhos regulares nas rádios americanas.Após o lançamento do disco, Matt Wachter e Solon Bixler se juntaram à banda. Algum tempo depois, Solon desligou-se do quarteto e em seu lugar entrou Tomo Milicevic, amigo de Shannon e fã confesso do 30 Seconds to Mars.
O nome da banda foi retirado de uma tese que defendia que estamos literalmente a 30 segundos de Marte e é inspirado no mundo contemporâneo, sugerindo que estaríamos a alguns segundos para escapar desse ar mundano. Marte sempre foi uma imagem iconográfica, por ser um planeta próximo do Deus Romano da Guerra.
Durante uma turnê pela África do Sul no fim de 2003, Jared Leto escreveu 40 canções para o 30 Seconds to Mars, das quais 11 foram escolhidas para integrar o repertório do segundo disco da banda, "A Beautiful Lie", lançado em agosto de 2005. O álbum foi gravado em 5 continentes diferentes. "No primeiro CD, nós criamos um mundo e escondemo-nos por trás dele." disse Jared. "Com A Beautiful Lie, era hora de cuidar um pouco mais dos assuntos pessoais. [...] fala sobre brutalidade, honestidade, o crescer e o amadurecer de cada um, mudança. Uma viagem emocional, a história da vida, amor, morte, dor, alegria e paixão. O single "From Yesterday" e as músicas "Savior" e "The Battle of One", que integram o disco, foram as únicas escritas pelo resto da banda. O álbum também contém "Hunter", uma canção cover de Björk.
Produzido por Josh Abraham e os integrantes do 30 Seconds to Mars, A Beautiful Lie foi um grande sucesso, vendendo cerca de 2 milhões de cópias ao redor do mundo e chamando a atenção de público e crítica. Os singles "The Kill" e "From Yesterday" viram hits em todo o mundo.
Para o primeiro show do 30 Seconds to Mars no Brasil, realizado no Tom Brasil, em São Paulo, em Outubro de 2007, o vocalista Jared Leto solicitou dois acessórios inusitados em sua lista de exigências para uma entrevista com os fãs: luvas de plástico e vitamina C, causando polêmica e chamando a atenção da mídia.[8][9] O grupo se justificou explicando que as luvas de látex são usadas pelos membros da banda, pois as canetas que utilizam para dar autógrafos são de tinta permanente. Já a vitamina C faria parte de um tratamento de Jared Leto, que contraiu uma doença chamada gota após ter engordado 30 quilos para o filme Chapter 27 (Capítulo 27), e depois ter perdido tudo em apenas 7 semanas.
Em 15 de Fevereiro de 2008, o grupo estreou em solo português, em um show com ingressos completamente esgotados no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no qual a banda Qwentin foi responsável pela abertura.[10]
Em 3 de Maio de 2008, o 30 Seconds To Mars deu seu segundo show em Portugal, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, em concerto aberto pelo grupo F.E.V.E.R.. Apesar dos iniciais problemas de som, o espectáculo decorreu com toda a sumptuosidade a que a banda nos habituou.
Ainda em 2008, a banda voltou a ser assunto na mídia quando foram processados em 30 milhões de dólares por sua gravadora Virgin Records, por quebra de contrato de 9 anos e lançamento de outros 3 CDs.
Em Dezembro de 2009, a banda lançou o seu terceiro álbum, This Is War, que já é ouro em vários países e dupla-platina em Portugal.
No momento a banda está em turne, intitulada "Into the Wild", a promover o novo álbum. Em 16 de Dezembro de 2010, os 30 Seconds To Mars deram o seu terceiro show em Portugal, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, pela promotora Everything Is New, contando com a presença de cerca de 18 mil fãs.
[editar] Nomeações
- Indicado ao Video Music Awards de 2006, na categoria de melhor videoclipe de rock por "The Kill", concorrendo com Red Hot Chili Peppers e Green Day. No entanto, a banda AFI levou o prêmio.
- Vencedor do Video Music Awards de 2006, na categoria de melhor videoclipe por "The Kill".
- Vencedor do Fuse Chainsaw Awards de 2006, na categoria de Clipe Inspirado em um Filme, por "The Kill" (inspirado em "O Iluminado"), concorrendo com Franz Ferdinand e Fall Out Boy; e na categoria Príncipe das Trevas, para o vocalista Jared Leto, concorrendo com os vocalistas de bandas como My Chemical Romance e AFI.
- Vencedor do MTV Europe Music Awards de 2007, na categoria Rock Out, concorrendo com My Chemical Romance, Linkin Park, Fall Out Boy e Evanescence.
- Vencedor do Kerrang Awards de 2008, nas categorias de melhor single e melhor banda internacional.
- Vencedor do MTV America Latina de 2008, na categoria de melhor banda de rock internacional.
- Vencedor do MTV Europe Music Awards de 2008, nas categorias de melhor atuação no rock e melhor videoclipe por "A Beautiful Lie", igualando-se apenas para Britney Spears no número de prêmios da noite.
- Vencedor do Video Music Awards 2010 como melhor clipe de rock com Kings and Queens, e como melhor banda de rock.
- Vencedor do Europe Music Awards 2010 como melhor banda rock
[editar] Integrantes
[editar] Integrantes atuais
- Jared Leto: vocal, guitarra elétrica, guitarra acústica, teclado/sintetizador, (por vezes guitarra rítmica ou baixo) (1998-presente)
- Shannon Leto: bateria (1998-presente)
- Tomo Miličević: guitarra rítmica, guitarra acústica, violino, teclado/sintetizador (2003-presente)
[editar] Ex-integrantes
- Solon Bixler: guitarra rítmica (2001-2003)
- Matt Wachter: baixo, sintetizador (2003-2007)
- Tim Kelleher: baixo, sintetizador (2007- 2010)
[editar] Integrantes de turnê
- Kevin Drake: guitarra (2001-2002)
- Tim Kelleher: baixo, sintetizador (2007-2010)
[editar] Discografia
[editar] 30 Seconds to Mars (2002)
O disco de estréia do 30 Seconds to Mars, que recebeu o mesmo nome da banda, foi lançado em 2002 pela gravadora Immortal Records. Foram lançados dois singles para promover o álbum, "Capricorn (A Brand New Name)" e "Edge Of The Earth", que conseguiram apenas desempenhos regulares nas paradas americanas. Estima-se que mais de 750 mil cópias tenham sido vendidas em todo o mundo. Nos EUA, "30 Seconds to Mars" chegou apenas à 107ª posição no ranking de discos mais vendidos da Billboard, permanecendo por somente 4 semanas no chart.[editar] A Beautiful Lie (2005)
O segundo álbum do grupo contou com o envolvimento do produtor Josh Abraham e foi lançado em agosto de 2005 pela gravadora Virgin Records. O sucesso dos singles "Attack", "The Kill", "From Yesterday" e "A Beautiful Lie" levou o disco à 36ª posição nos charts da revista Billboard, permanecendo na lista de 200 álbuns mais vendidos por 74 semanas.[editar] This Is War (2009)
This Is War (Isto é Guerra) é o terceiro álbum de estúdio da banda 30 Seconds to Mars, que foi lançado em 8 de dezembro nos Estados Unidos e 7 de dezembro no Reino Unido. This Is War foi o primeiro álbum de estúdio em quatro anos desde A Beautiful Lie, lançado em 2005.Esse álbum inovador teve não só uma capa, mas sim 2000 capas com imagens diferentes, de fotos enviadas por fãs. O primeiro single deste conceitual CD é "Kings and Queens", seguido de "This Is War", "Closer to the Edge" e, recentemente, o polêmico "Hurricane".
0 comentários:
Postar um comentário
deixe seu comentario