A historia

A idéia da fundação de um clube no Bom Retiro era assunto preferido dos
funcionários da estrada de ferro São Paulo Railway e moradores, sem exceção do bairro. E isso começou a amadurecer quando Joaquim Ambrósio, Carlos Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira
e Anselmo Correia foram juntos, assistir no campo do Velódromo a estrela do time inglês
Corinthian (sem o s final) Team, na tarde de 31 de agosto de 1910.

Os ingleses derrotam a Associação Atlética das Palmeiras (nenhuma ligação com o Palestra Itália), por 2x0. Voltaram do jogo maravilhados e com o pensamento mais forte na criação de um time de futebol no Bom Retiro.
Fundação

Um grupo de homens de vida humilde - os pintores de casa Joaquim
Ambrósio, Antônio Pereira e César Nunes; o sapateiro Rafael Perrone; o motorista Anselmo Correia; o fundidor Alexandre Magnani, o macarroneiro Salvador Lopomo,
o trabalhador braçal João da Silva e o alfaiate Antônio Nunes - decidiram fundar o seu próprio clube de futebol.

Assim, às 20h30m do dia 1° de setembro, à luz do lampião de gás, altura do número 34 que iluminava a da Avenida dos Imigrantes (atual José Paulino), no Bom Retiro,
treze pessoas sacramentaram a fundação do Sport Corinthians Paulista, eles se reuniram e redigiram o primeiro estatuto do clube. Faltava apenas financiamento para o
sonho se realizar. Foi aí que Miguel Bataglia entrou em cena. Bataglia era um requintado alfaiate; aceitou participar e foi oficialmente nomeado o primeiro presidente.

O clube já tomava uma cara, mas faltava o nome. As idéias passaram por Santos Dummont, Carlos Gomes e até Guarani, mas nenhuma delas foi escolhida. Foi então que Joaquim Ambrósio sugeriu homenagear o famoso time inglês que fazia uma excursão pelo país: o Corinthian Football Club. O clube que se tornaria o mais querido do Brasil já tinha nome. A torcida e a imprensa chamavam a equipe de Corinthian’s Team. Assim, a letra "s" foi acrescentada ao nome, e o clube ganhou o elegante nome Corinthians.

Primeira diretoria e sede

A primeira Diretoria ficou constituída da seguinte forma: Miguel Bataglia (presidente); Salvador Lapomo e Alexandre Magnuni (vice-presidentes); Antônio Alves Nunes (secretário); João da Silva (tesoureiro) e Carlos Silva (procurador geral). O local onde se confirmou a fundação do Corinthians, foi a residência do Sr. Miguel Bataglia; mas onde o clube foi sonhado e que deve ser considerado seu berço foi o salão de barbeiro de Salvador Bataglia, irmão de Miguel, e que existia à rua Júlio Conceição, esquina da rua dos Italianos. As reuniões continuavam sendo no salão de barbeiro de Salvador, mas ficou pequeno e a sede foi transferida para a confeitaria de Antônio Desidério, na rua dos Imigrantes, nr. 34, esquina com a rua Cônego Martins.

Os primeiros jogos

A estréia aconteceu dez dias após a fundação, em 10 de setembro de 1910. O adversário era o União da Lapa, uma respeitada equipe da várzea paulistana. Jogando fora de casa e esperando levar uma goleada, o Corinthians já mostrava que não estava para brincadeiras, e jogando com muita raça, acabou perdendo por apenas 1 a 0.
O Timão jogou assim: Valente, Perrone e Atílio; Lepre, Alfredo e Police; João da Silva, Jorge Campbell, Luiz Fabi, César Nunes e Joaquim Ambrósio.

Foi apenas um deslize. Quatro dias depois, no Campo da Rua Imigrantes, o Corinthians já mostraria que nasceu para vencer: 2 a 0 sobre o Estrela Polar.
A honra do primeiro gol coube ao atacante Luís Fabi, que assim entrou para a história do clube. Nesta partida o Corinthians formou com Valente, Perrone e Atílio; Lepre, Alfredo e Police; João da Silva, Jorge Campbell, Luís Fabi, César Nunes e Joaquim Ambrósio. Depois disso, foram dois anos de invencibilidade.

Com os bons resultados e o crescimento da torcida - que desde sempre já se mostrava fiel e fanática - o Timão passou a pleitear uma vaga no Campeonato Paulista (1913). A Liga Paulista resolveu conceder uma chance, mas o Corinthians teria que disputar uma eliminatória. Não deu outra: dois jogos, duas vitórias - 1 a 0 no Minas Gerais, em 23 de março de 1913, e 4 a 0 no São Paulo do Bexiga, sete dias depois - e o passaporte carimbado para disputar o Paulistão deste mesmo ano.

Na primeira partida oficial, o Timão tropeçou no Germânia, perdendo por 3 a 1. Mas Joaquim Rodrigues escreveu seu nome na história do Corinthians como o autor do primeiro gol em partidas oficiais. O Coringão acabou seu primeiro Paulista em 4°. lugar.

Em 1914, começava a hegemonia: no segundo Campeonato Paulista que disputou, o Corinthians não deu chance para os adversários. Uma campanha arrasadora, com dez vitórias em dez jogos, 39 gols marcados e goleadas para todos os lados. Neco (12 gols) ainda se sagrou o artilheiro da competição.

Começava assim a história do Sport Club Corinthians Paulista, um clube que ao longo dos seus (quase) cem anos passou pela várzea, lutou pelo profissionalismo, passou um jejum de 23 anos sem um título de expressão e foi rebaixado a série B do brasileirão. Mas invadiu o maracanã, conquistou o Brasil e dominou o mundo.

Momentos Marcantes

» 01 de setembro de 1910 nasce o Sport Club Corinthians Paulista.

» 10 de setembro de 1910. Nesta data, o Corinthians faz a primeira partida de sua história. Foi no campo da várzea da Lapa, com vitória do União por 1 a 0.

» 1913 - Após vencer dois jogos eliminatórios do Campeonato Paulista da Liga Paulista de Football, o timão ganhou o apelido de D'artagnan, o quarto mosqueteiro - Daí o surgimento da Mascote do clube.

» O mais antigo clássico paulista começou em 22 de junho de 1913. No Parque Antártica, o Timão caiu frente a equipe do Santos por 6 a 3.

» Corinthians 3 x 1 Barracas (da Argentina), no Parque São Jorge, em 01 de maio de 1929. Esta foi a primeira vitória do timão em jogos internacionais. E o jornal “A Gazeta” repercutiu o feito com a manchete do jornalista Thomas Mazzoni: o Corinthians venceu com "fibra de mosqueteiro" - a segunda versão da criação do Mascote do time.

» Em 5 de dezembro de 1976, a Fiel lotou o Maracanã.
 mais de 70 000 corinthianos invadem o Rio de janeiro para assistir a Semifinal do Brasileirão daquele ano. Foi o maior público pagante da história do clube (146.043 pessoas) e o maior deslocamento popular do mundo por causa de um evento esportivo em todos os tempos, e o Corinthians voltou classificado para final contra o Internacional.

» O ano que ninguém esquece. Em 1977, um gol de Basílio, aos 36 minutos do segundo tempo da decisão do paulistão daquele ano, mudou a história do Alvinegro. Naquela noite o time quebrou um jejum de 22 anos, oito meses e sete dias sem títulos de expressão.

» Em 29 de janeiro de 1983, Corinthians faz 10 a 1 no Tiradentes do Piauí, pelo campeonato brasileiro. É a maior goleada da história da competição.

» No dia 14 de janeiro de 2000 0 Timão vence o Vasco da Gama nos penais, em pleno Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e conquista o primeiro campeonato mundial de clubes da FIFA.

» Uma das maiores frustrações da história do clube ocorre em 02 de dezembro de 2007. O Corinthians empata com o Grêmio e é rabaixado para a Série B do campeonato brasileiro.
» Corinthians completa 5000 jogos em sua história no dia 17 de fevereiro de 2008, no empate por um gol diante do Bragantino, em jogo do campeonato paulista. E por falar e empate, este foi o de número 1222.

» Timão faz jogo de número 1.500 no Pacaembú diante do ABC de Natal em 30 de agosto de 2008. O resultado: Corinthians 4 x 0 ABC.

» Corinthians vence o Ceará por 2 a 0, em 25 de outubro de 2008, e retorna a elite do futebol brasileiro com seis rodadas de antecedência.

» A data de 04 de março de 2009 é marcada pela estréia de Ronaldo "Fenômeno" depois de mais de um ano sem participar de uma partida. Ele jogou cerca de 25 minutos no jogo da Copa do Brasil, Itumbiara 0 x 2 Corinthians.

» O Timão conquista sua vitória de número 400 no Brasileirão ao vencer o Barueri, por 2 a 1, em 23 de maio de 2009 no estádio do Pacaembú.

» 29 de janeiro de 2010: Corinthians apresenta patrocínio de R$ 38 milhões por ano - o maior acordo de patrocínio de um time de futebol do Brasil, que terá início em 1° de fevereiro e será válido até 31 de março de 2012.

» Gol 10 mil: em 14 de março de 2010 o jovem Dentinho faz o gol 10 mil da história do Corinthians em partida do campeonato paulista contra o Santo André.

» 1° de setembro de 2010 comemora o Centenário.


Letra e Musica:
Lauro D'Avila


Salve o Corinthians,
O campeão dos campeões.
Eternamente
Dentro dos nossos corações.

Salve o Corinthians,
De tradições e glórias mil.
Tu és o orgulho
Dos desportistas do Brasil

Teu passado é uma bandeira,
Teu presente, uma lição.
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte bretão.

Corinthians grande,
Sempre altaneiro.
És do Brasil
O clube mais brasileiro.



Todos os Escudos

Primeiro escudo
A primeira camisa do Timão era bege com frisos pretos nos punhos e na gola, e o distintivo com as letras "C" e "P" entrelaçadas no peito esquerdo. Havia um problema: quando se lavava o uniforme, o preto do brasão borrava a camisa bege, que também desbotava; como a diretoria não tinha dinheiro para sempre comprar outro, decidiu-se substituir o bege pelo branco.Este é o primeiro usado pelo clube. Criado em 1910, seguindo o padrão europeu.


segundo escudoO segundo foi criado em 1910, seguindo o padrão europeu.


primeiro escudoDepois, ele sofreu uma pequena mudança, ficando menos arredondado.


primeiro escudoEm 1920, o escudo corinthiano sofreu significativa alteração, ficando quase igual ao atual.


Escudo de 1933Em 1933, por causa do incremento dos esportes aquáticos, foram acrescentados âncora e o par de remos dando o visual que é consagrado e admirado até hoje. Com o tempo foi ganhando formas (estrelas) com diversas conquistas corinthianas.


Sport Club Corinthians PaulistaEste é o atual (2009)

Com o passar dos anos, o escudo ganhou estrelas representando as várias conquistas nacionais e internacionais. As quatro estrelas em linha simbolizam as conquistas do tetra-campeonato Brasileiro em 1990, 1998, 1999 e 2005. A estrela superior é o simbolo da maior conquista de um clube: O primeiro Mundial de Clubes da FIFA, em 2000.
Estádios Corinthianos

O Campo da Ponte grande

O Corinthians começou jogando na Várzea, no Lenheiro (1910/13), como era conhecido o terreno da rua José Paulino, no Bom Retiro (utilizado por um vendedor de madeira para guardar o material de trabalho) em que o time fazia as suas partidas e, depois, no Floresta, na Ponte Grande, atual Ponte das Bandeiras, às margens do Rio Tietê. O terreno foi doado pela prefeitura e transformado em estádio pelo suor e trabalho dos próprios jogadores e dirigentes do clube. Nele o Corinthians jogou de 1918 a 1927, num total de 108 jogos, com 83 vitórias, 43 empates e 12 derrotas. Marcou 391 gols e sofreu 111.

Duas partidas, ambas com o Palestra Itália (atual Palmeiras), marcaram a inauguração deste primeiro campo oficial do Corinthians, na Ponte Grande. Ficava ao lado da Associação Atlética das Palmeiras, na Floresta. Empatou a primeira por 3 a 3, e perdeu a segunda por 4 a 2. A inauguração aconteceu no dia 17 de março de 1918. Cerca de 10 mil pessoas estavam presentes, torcendo pelo Corinthians, que já possuía a fama de clube operário.

O Parque São Jorge

Estadio Alfredo SchurigEm 1926, o Corinthians comprou o que seria sua casa até hoje: o Parque São Jorge. A área situada às margens do Rio Tietê pertencia ao E.C. Sírio e foi comprada pelo presidente Ernesto Cassano, por 750 contos de réis, pagos em prestações por um período de dez anos. Após dois anos de reformas, o Estádio Alfredo Schurig foi inaugurado em um empate de 2 a 2 com o América carioca no dia 22 de julho de 1928. O primeiro gol marcado foi do Timão. E foi o mais rápido da história do estádio: aos 29 segundos, o ponta esquerda DeMaria inaugurou o placar da casa corintiana.

A gestão do presidente Alfredo Schurig, de 1930 a 1933, promoveu numerosas melhorias no campo, construiu arquibancadas e batizou com seu próprio nome a casa do Corinthians.

Curiosidades do Parque São Jorge

Nome Oficial: Estádio Alfredo Schürig
Apelido: Fazendinha
Inauguração: 22 de julho de 1928 no amistoso em 2 a 2 com o América-RJ.
Primeiro gol: De Maria (aos 29 segundos do primeiro tempo)
Primeiro jogo à noite: 25/2/1961 - Corinthians 7x2 Flamengo
Recorde de público: 33 mil pessoas para assistir Corinthians 1 x 2 Santos, em 04 de novembro de 1962
Último jogo: Corinthians 1 x 0 Brasiliense, em 3 de agosto de 2002 (Amistoso)
Último gol: Fabinho, aos 44 minutos do segundo tempo.                                              
Todos os Presidentes

Na ordem: nome completo/ano

Andrés Sanchez: 2007 a --

Clodomil Antonio Orsi (Interino): 2007

Alberto Dualib: 1993 a 2007

Marlene Matheus: 1991 a 1993

Vicente Matheus: 1987 a 1991  Veja » Biografia

Roberto Pasqua: 1985 a 1987

Waldemar Pires: 1981 a 1985

Vicente Matheus: 1972 a 1981

Miguel Martinez: 1971 a 1972

Wadih Helu: 1961 a 1971

Vicente Matheus: 1959 a 1961

Alfredo Ignacio Trindade: 1948 a 1959

Lourenço Fló Junior: 1947 a 1948

Alfredo Ignácio Trindade: 1944 a 1946

Manuel Domingos Correia: 1941 a 1943Pedro de Souza: 1941

Mario Henrique Almeida (Interventor): 1941

Manuel Correcher: 1935 a 1941

José Martins Costa Jr.: 1933 a 1934

João Baptista Mauricio: 1933

Alfredo Schurig: 1930 a 1933

Filipe Collona: 1929 a 1930

José Tipaldi: 1929

Ernesto Cassano: 1928

Guido Giacominelli: 1927

Ernesto Cassano: 1926

Aristides de Macedo Filho: 1925

Guido Giacominelli: 1920 a 1925

Albino Teixeira Pinheiro: 1918

João de Carvalho (Interino): 1918

João Martins de Oliveira: 1917

João Baptista Mauricio: 1915 a 1916

Ricardo Oliveira: 1915

Alexandre Magnani: 1910 a 1914

Miguel Battaglia: 1910                                                                               
Todos os Jogos do Corinthians desde 1910



1910 a 1915  |  1916  |  1917  |  1918  |  1919  |  1920  |  1921  |  1922

1923  |  1924  |  1925  |  1926  |  1927  |  1928  |  1929  |  1930  |  1931

1932  |  1933  |  1934  |  1935  |  1936  |  1937  |  1938  |  1939  |  1940

1941  |  1942  |  1943  |  1944  |  1945  |  1946  |  1947  |  1948  |  1949

1950  |  1951  |  1952  |  1953  |  1954  |  1955  |  1956  |  1957  |  1958

1959  |  1960  |  1961  |  1962  |  1963  |  1964  |  1965  |  1966  |  1967

1968  |  1969  |  1970  |  1971  |  1972  |  1973  |  1974  |  1975  |  1976

1977  |  1978  |  1979  |  1980  |  1981  |  1982  |  1983  |  1984  |  1985

1986  |  1987  |  1988  |  1989  |  1990  |  1991  |  1992  |  1993  |  1994

1995  |  1996  |  1997  |  1998  |  1999  |  2000  |  2001  |  2002  |  2003

2004  |  2005  |  2006  |  2007  |  2008  |  2009  |  2010     Arquivo histórico do Timão


»
Poesia em homenagem a Vicente Matheus, por Cypriano Maribondo

» Poster da equipe que conquistou o Paulistão de 1937

» Poster do Corinthians - Campeão Paulista de 2009

» Vicente Matheus, o Presidente Fanático

» Matéria de "El Gráfico" periódico argentino sobre "El Fenomeno Corintiano" de 1976

» Todos os patrocinadores do Timão ao longo dos anos (até 2009)

» Jogadores Inscritos na Libertadores 2010

» Troféus exóticos do Timão e sua história

» O Misto e a Glória de Três Lagoas

» A histórica partida Corinthians x Comercial, em Ribeirão Preto, no ano de 1918

» Diversas curiosidades

» Os Recordes do Timão - A favor e contra

» Confrontos Corinthians x Palmeiras

» Confrontos Corinthians x Internacional de Porto Alegre

» Confrontos Corinthians x Corinthians (Outros)

» Foto/Poster da equipe que conquistou o Mundial de Clubes de 2000

» Todos os jogos Corinthians x São Caetano e súmula das partidas

» Poesia "Alvinegro Paulistano" - por Cypriano Maribondo

» Todos os jogos Corinthians x Treze-PB e sumula de algumas partidas

» Clubes com nome Corinthians e seus distintivos parecidos

» Foto/Poster do Timão - Campeão Paulista de 1977

» Os oito jogadores que fizeram mais de 500 partidas pelo Corinthians

» Corinthians - O ataque fulminante dos 103 gols

» Corinthians 10 x 1 Tiradentes-PI, a maior goleada do campeonato brasileiro

» Corinthians x Santos: 11 anos - Esse tabú existiu ?

» Ronaldo "Fenômeno", uma carreira de vitórias e lesões

» Foto/Poster de uma das equipes do Timão em 1963








0 comentários:

Postar um comentário

deixe seu comentario

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2011 Charming Girl! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger